Como Funcionam os Atendimentos ?
Minha abordagem no atendimento e na mediação de conflitos é estruturada para oferecer suporte eficaz e promover a resolução pacífica, tanto em sessões individuais quanto em processos de mediação familiar.
Atendimento Individual de Psicanálise
As sessões individuais têm 50 minutos de duração e ocorrem uma vez por semana. Este formato é ideal para quem busca suporte psicanalítico para lidar com as complexidades emocionais de conflitos familiares, entender suas próprias dinâmicas e encontrar clareza para os próximos passos. As sessões duram 50 minutos e ocorrem de acordo com a necessidade de cada cliente.
Processo de Mediação e Coordenação Parental através da Psicanálise Jurídica
O processo de mediação e coordenação parental visa aprofundar a compreensão dos conflitos e a tentaiva de melhor elaborar e organizar um plano que atenda efetivamente as necessidades das crianças e adolescentes, desse modo, ajudando os pais a exercer sua parentalidade apesar da dissolução do vínculo conjugal. Os encontros transcorrem de acordo com as característica e nível de conflitos envolvidos existentes em cada situação e de acordo com a modalidade envolvida: mediação ou coordenação parental.
Mediação
Esse acompanhamento pode se dar por determinação do juiz, em caso de judicialização (ocorrência de processo de separação e ou guarda, alimentos etc) ou por contratação particular de um dos genitores envolvidos no conflito ou por ambos.
Cada encontro tem a duração máxima de 50 minutos, podendo durar menos, de acordo do andamento.
Inicialmente, para o caso de mediação familiar, são marcados quatro(4) encontros.
Coordenação Parental
No caso da coordenação parental, o tempo de acompanhamento será diretamente proporcional à intensidade do conflito e coompreende, podendo durar de 6 meses a 2 anos, e compreende quatro etapas:
– Fase 1: Dura aproximadamente 2 meses. Nesse período, normalmente o juiz designará um coordenador parental para o caso. Nesse período, o coordenador parental irá se inteirar com o caso, avaliando todos os pontos e poderá solicitar encontros com as partes e/ou com seus advogados.
– Fase 2: Ocorre a implementação do trabalho e tem duração entre 6 meses e 12 meses. O olhar aqui é sistêmico, especialmente voltado para os direitos e necessidades das crianças ou adolescentes envolvidos, com resolução de questões referentes a cuidados, convivência, à educação e outras questões pertinentes, típicas de cada núcleo familiar. Os encontros poderão ser individualizados com cada genitor ou em conjunto. Em casos específicos e através de uma escuta especializada e cuidadosa, os filhos poderão ser ouvidos. Nessa fase é elaborado o Plano Parental.
– Fase 3: É a fase de manutenção. O coordenador parental irá fazer o acompanhamento da implementação do Plano de Parentalidade para verificar se os compromissos estabelecidos estão sendo cumpridos e de que forma.e tem uma duração média de 6 meses, cada caso é um caso.
– Fase 4: É o fechamento e Monitoramento. A partir daqui, os genitores seguem tomando as decisões e colocand em prática e independente, com pouca ou nenhuma intervenção do coordenador parental.
Você pode agendar seu atendimento ou para maiores esclarecimentos sobre a dinâmica dos atendimentos, entre em contato através do nosso Whatsapp +55 (51) 98159-3633 ou do nosso E-mail: psicanalisejuridica@analaux2006